Hunab Ku e Kuxan Suum

Por Dr. José Arguelles

O que distingue a ciência maia da ciência atual é que trata-se de um sistema operando dentro de um quadro galáctico. Uma ciência operando dentro de um quadro de referência genuinamente galáctico não pode ser separada do que chamamos de mito, arte ou religião. Pois, como uma visão abrangente do mundo, o quadro galáctico maia de referência sintetiza em vez de separados. A este respeito, não só os Maias desafiam nossa ciência, mas eles brincam com nossos mitos, e, como veremos, eles reinvestem nossa história com um significado e um escopo que coloca nosso destino dentro dos propósitos invisíveis do firmamento estrelado – mas de uma forma inimaginável pelos construtores de brinquedos de nossos modernos programas espaciais.

Dois termos maias, Hunab Ku e Kuxan Suum, são essenciais para nos fornecer uma visão galáctica que sintetiza a ciência e o mito.

Hunab Ku é geralmente traduzido como “Um Doador de Movimento e Medida”; é o princípio da vida além do Sol. A este respeito, Hunab Ku é o nome do núcleo galáctico, não apenas como nome, mas como uma descrição de propósito e atividade também. O movimento corresponde à energia, ao princípio da vida e à consciência que permeia imanente em todos os fenômenos. A medida refere-se ao princípio do ritmo, da periodicidade e da forma de contabilizar as diferentes qualidades limitantes que a energia assume através de suas diferentes transformações.

Kuxan Suum, literalmente “a Estrada para o Céu Levando ao Cordão Umbilical do Universo”, define os fios ou fibras invisíveis da vida galáctica que ligavam tanto o indivíduo quanto o planeta, através do Sol, ao núcleo galáctico, Hunab Ku. Estes fios ou fibras são os mesmos que os fios luminosos que se estendem do plexo solar descrito pelo vidente, Don Juan, nos serues de Carlos Castaneda se a sabedoria de Yaqui livros.

O Fator Maia, Caminho Além da Tecnologia, José Arguelles, Ph.D.

Compartilhe:

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *