O tempo de sonhar oferece oportunidades poderosas

por: Guilherme Armando Contrucci

A maioria dos modelos teóricos usa os princípios básicos da análise de sonhos da mesma maneira: uma pessoa em terapia relaciona um sonho com o terapeuta, a discussão e o processamento se seguem, e novas informações são extraídas do sonho. Na conclusão do processo, o terapeuta pode ajudar a pessoa a aplicar as novas informações de maneira útil. Embora essas semelhanças existam, cada modelo de terapia aplica a análise do sonho de maneiras diferentes.

Na teoria psicanalítica, baseada no vasto trabalho deixado por Sigmund Freud (1856-1939), os sonhos representam a realização de desejos, desejos inconscientes e conflitos. Os sonhos contêm conteúdo manifesto e latente. Conteúdo manifesto inclui informações do sonho como o sonhador lembra. O conteúdo latente representa o significado simbólico reprimido inserido no sonho. Durante a análise dos sonhos, a pessoa em terapia compartilha o conteúdo manifesto do sonho com o terapeuta. Depois que símbolos específicos são extraídos do conteúdo manifesto, o terapeuta utiliza associação livre para facilitar a exploração do material reprimido.

Entretanto, numa visão holística, da quarta-dimensão (que a psiquiatria, a psicologia e a psicanálise não abordam), posso dizer numa visão metafísica, o tempo de sonhar oferece oportunidades poderosas. É um campo onde potencial, passado e futuro são mantidos na mesma matriz do momento presente. Se tal construção for estranha para você, expanda sua mente e considere a possibilidade de que você poderia ajudar a sonhar com a existência de uma realidade diferente. Entre no mistério onde a realidade é realmente criada.

75 Dreamtime ideas | aboriginal art, aboriginal, indigenous art

Ao se tornar um sonhador consciente, você pode ajudar a literalmente criar uma nova realidade para si mesmo, bem como contribuir para o sonho maior que está surgindo. Ao focar nesta criação, seus pensamentos e intenções são projetados em velocidades super luminais através da rede da grade de cristal que abrange os universos. Este campo energético semeia, apoia e capacita a criação de uma realidade que se desdobra.

Em certo ponto, quando um limiar crítico de energia foi focalizado em uma intenção clara, como a paz mundial, as construções subjacentes da realidade mudam e uma nova realidade começa a se infiltrar na experiência humana. Não se engane: grandes mudanças são semeadas por sonhadores conscientes que entendem e sabem que estão co-criando o sonho maior.

Entre outras coisas, o campo de sonho trará à tona suas polaridades psicológicas e questões centrais. Essas são as construções de crenças que você aprende com a sociedade e a experiência, como gostos e desgostos, valores e atitudes. Você atrai naturalmente a situação que promete integração, mas por meio do condicionamento e do comportamento habitual, você pode escolher compensar, permanecendo em um padrão fixo para proteger sua posição. Essa escolha criará apenas um alívio momentâneo, porque as questões continuarão sendo recuadas para serem integradas. Assim, você pode frequentemente descobrir que tudo o que está bloqueado ou oculto se manifesta em sua consciência por meio de um sonho, um sintoma corporal ou um relacionamento. Frequentemente, você pode resistir ao novo e ao desconhecido. Você pode evitar ultrapassar seu “limite de crescimento”, porque isso pode exigir uma mudança em suas estruturas de crenças subjacentes. Ainda assim, um crescimento profundo é possível trabalhando com este material carregado. Seguindo-o na escuridão, você traz para o campo de sonho a luz que o levará à totalidade e à realização.

Dreamtime Stories | Doongal Aboriginal Art

Ao trabalhar com a borda de crescimento em seu campo de sonhos, muitas vezes é importante catalisar energia suficiente para libertar a estagnação e os padrões fixos. Seguindo ou ampliando o sentimento, sua percepção aumentada levará à raiz do problema que foi separado da consciência. Escondidos nos canais não utilizados de sua percepção estão pistas para o mistério que irá integrar e liberar o padrão restritivo.

Existem muitos sistemas para trabalhar com imagens de sonhos, desde o sonho junguiano até o xamanismo. Uma maneira simples é olhar para um sonho como se você fosse cada aspecto dele. Decretar ou “tornar-se” várias partes do sonho, por sua vez, trazendo o material inconsciente à consciência consciente. Escrever, tonificar, dançar e rabiscos podem ajudar a integrar suas imagens inconscientes dos sonhos.

Se você tem dificuldade em lembrar seus sonhos, um procedimento útil é definir um despertador por uma hora mais cedo do que o horário normal de vigília. Depois que o alarme tocar, conscientemente volte a dormir, focando no seu processo de sonho. Então, quando você acordar, grave ou explore em um diário o que você recebeu (deixe o diário ou o caderno ao lado da cama, ou do lugar que dorme). Peça orientação para ser revelada em seus sonhos. Muitas vezes a última imagem que você recebe oferece uma metáfora chave que pode guiá-lo.

Colaboração: OPAS / Ariel Spilsbury & Michael Bryner

Compartilhe:

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *