Nesse momento tão importante pelo qual estamos passando – eleições, política e futuro social, defendo o dogma que são três os pilares essenciais para que a sociedade, como um todo, consiga dar direção correta na jornada da busca pela sobrevivência e a qualidade de vida.
Os três pilares são: O conhecimento, a comunicação e a arte.
As consequências sociais e psicológicas em tempos críticos, cujo temor e a desagregação sociais, além dos novos atores sociais (do bem e do mal) são mais que reconhecidas por quase todos.
Vivemos simplificando nossos valores de vida pois temos que tomar escolhas a todo momento, e atualmente no campo da política e sociologia. Somos conduzidos a seguir as bases de crenças seculares, em que o tempo-arte clama pelo rompimento dos paradigmas.
Escolhi duas pequenas aulas sobre os perfis psicológicos das pessoas, quando o assunto é política e sociologia, no momento da escolha partidária e política – as tendências para um lado e para o outro lado.
O primeiro vídeo é do psicólogo clínico Luiz Alberto Hanns que propõe olhar do centro para traçar o perfil psicológico de quem se identifica mais às ideias de esquerda e mais às de direita.
Ele cita um estudo psicológicos e da neurociência realizado por Jonathan Haidt (1963) que afirma serem cinco fontes preferenciais pela escolha de um candidato: (1) Compaixão, (2) Justiça, (3) Pertencimento / Identidade, (4) Respeito / Autoridade / Ordem e (5) Virtude / Pureza.
O segundo vídeo que escolhi é do professor e psicanalista Christian Dunker que explica porque a polarização simplifica o pensamento político e, apesar de compreensível, não passa de preguiça cognitiva.
Ele cita o Maniqueísmo que reduz a experiência da subjetividade no tempo, segundo Santo Agostinho. O tema central é Marxismo Cultural x a Nova Direita: de que lado você está?
Desejo saúde e paz!
Nota:
Ambos os créditos foram extraídos do excelente canal Casa do Saber:
“Ciência, cinema, artes, filosofia, história, religião, psicologia. Pensadores famosos, que agora você pode assistir quando e onde quiser! Ideias para você pensar um mundo que muda todo dia. Inscreva-se no canal. Vídeos novos às segundas, terças e quintas, às 18h.